Brand Experience X Mercado
A estratégia de Brand Experience vem ganhando espaço no mercado, gerando cada vez mais engajamento e vendas e mudando as atitudes de muitas marcas em relação ao público, com isso as marcas devem investir cada vez mais em experiências.
No artigo de Brand Experience foi visto como essa estratégia vem sendo escolhida por muitas empresas para substituir o marketing tradicional.
Agora, você sabe por que as experiências tem ganhado força no mercado?
Em um mercado cada vez mais competitivo, o consumidor não procura mais apenas uma marca que venda um produto ou serviço, e sim que interaja com ele, gerando um ambiente de troca, e desenvolvendo o verdadeiro desejo de consumo.
Ao envolver o cliente na sua marca, você gera uma fidelidade e interação que os anúncios e propagandas convencionais não conseguem atingir, por não proporcionarem a mesma sensação de confiança e inclusão na marca que o Brand Experience.
De acordo com o site Meio e Mensagem, os índices de compra aumentam em 4x quando o consumidor é exposto à experiências, mostrando que essa estratégia vem sendo cada vez mais valorizada, e as marcas devem acompanhar a demanda do mercado e investir nessas estratégias para não perder força no mercado.
Além disso, o Brand Experience também é atrativo para as marcas uma vez que amplifica o alcance, já que o público, ao participar de uma experiência, tem o costume de postar sobre ela nas redes sociais, e comentar com amigos e família.
Vê-se então, uma nova tendência no mercado, onde as estratégias de marketing saem dos veículos tradicionais, e adotam a criação de experiência, que vem conquistando cada vez mais o público e ganhando espaço no mercado através de seu impacto positivo no consumidor.
A seguir, veremos o caso da Volkswagen, que já percebe a necessidade de mudanças na forma pela qual se relaciona com o cliente, e também como as marcas estão acompanhando essa tendência.
Caso Volkswagen e o Salão do Automóvel
A marca de automóveis Volkswagen sempre foi reconhecida pelo sucesso em suas estratégias de publicidade, sempre acompanhando as tendências do mercado, logo, com as experiências, não poderia ser diferente.
Desde os anos 60 a marca já revolucionava anúncios, investindo em estratégias de Marketing e se mantendo atenta às transformações do mercado e de seu consumidor.
Esse ano a Volkswagen decidiu não participar do Salão do Automóvel, a maior exposição do Brasil do setor automobilístico, com o objetivo de mostrar aos consumidores as novidades do mercado.
A justificativa para isso foi que, apesar da importância do evento para a indústria de carros, a forma como é realizada não é mais atrativa para os consumidores e não traz mais os impactos desejados pela marca, e que os investimentos agora são destinados a estratégias que envolvem a experiência do cliente.
Como proposta, eles sugerem transformar o evento, tornando-o mais dinâmico, o que se aproxima do conceito de Brand Experience, de imergir o público na marca.
Sendo assim, percebe-se que eventos tradicionais estão perdendo força, tanto em relação aos impactos para as empresas, quanto para os consumidores, não sendo mais consideradas estratégias de Marketing efetivas.
Ao lado disso, vemos que as marcas que mais se destacam nesse setor são as que trabalham a conexão emocional, como a Ferrari, que possui um parque temático, com brinquedos, hotéis, pista de corrida e muitas outras possibilidades de interação com a marca.
Logo, não só no setor automobilístico, mas em todo o mercado, vê-se a necessidade de transformação das relações de consumo.
As marcas e o Brand Experience
Agora que vimos a força que o Brand Experience está ganhando no mercado, parece lógico o investimento nessa estratégia. Porém, ainda existem muitas marcas que não acompanham essa tendência.
Uma pesquisa realizada pela Harvard Businnes Review, 73% dos líderes de negócio acreditam que fornecer experiência é fundamental para o desempenho do negócio, mas apenas 15% dizem possuir uma organização estruturada para proporcionar esse tipo de Marketing.
Vê-se então, de um lado, a crescente demanda por marcas que envolvem o público em experiências, e isso se tornando não apenas um diferencial para o negócio, e sim um requisito no mundo de compra.
Torna-se essencial então, que a sua empresa procure transformar a maneira de se relacionar com o cliente, investindo em Brand Experience e estratégias de Marketing que atendam a nova demanda dos consumidores, para assim, conseguir se destacar no mercado, potencializando suas vendas e atraindo e fidelizando cada vez mais clientes.