Ativação de Marca

A ativação de marca é uma das principais estratégias de criação de valor para a empresa, mas você sabe o que é, de fato, a ativação de marca?


A ativação de marca consiste em ações de marketing exclusivas que alavancam sua marca e geram valor, envolvendo o consumidor no universo do produto ou serviço, trazendo experiências imersivas que estimulem a criação de uma memória afetiva e um relacionamento duradouro com a marca.

O propósito dessas ações é encantar o público, focando em criar um ambiente de troca, na qual ele é o protagonista, e a compra será apenas uma consequência, e não o foco da estratégia. É justamente a emoção que a ativação gera no participante que irá gerar o desejo de consumo.

O objetivo das ativações é não somente interagir com os participantes, mas criar um impacto que atinja todos aqueles à sua volta, expandindo o alcance da marca para não somente aqueles que participarem da ativação, mas que ela seja motivo de conversa e gere engajamento nas redes sociais.

Tá, mas como fazer isso?

Há diversos jeitos de você ativar uma marca, e agora você vai conhecer um pouco sobre eles com as melhores ativações de 2019 e 2020, e também as tendências para os próximos anos.

 

Melhores ativações de 2019 e 2020

O McDonalds fez uma ativação que envolveu uma série de ações: primeiro, a troca de fachadas de algumas lojas para “Méqui”, ao invés do nome tradicional. Essa primeira ação já instigou a curiosidade do público e os deixou atentos com o que vinha a seguir, e então a marca afirmou que a mudança significava a celebração da intimidade com a marca.

Loja Méqui 1000, São Paulo

Em seguida, as redes sociais também foram envolvidas na mudança, e os consumidores poderiam sugerir quais eram os melhores apelidos para a marca, e os mais eleitos também foram base para outras ações.

Por último, na Avenida Paulista, ocorreu a inauguração da milésima loja da marca, denominada “Méqui 1000”, que ia muito além das lojas tradicionais de fast food, e contava com produtos diferenciados, ambientes instagramáveis e espaços interativos com shows e brincadeiras, além de sua fachada, que gerava impacto só de passar por perto.


A Beefeater criou um bar secreto chamado “Secret Garden”, em São Paulo, em uma floricultura, inspirado na cultura inglesa de pubs, e na parte produtiva do Gin, com a botânica para as misturas.

Com a compra de um gin, você podia usar as plantas oferecidas no jardim, para fazer a sua própria mistura, que promoveu a interação do cliente com o ambiente e uma experiência que envolvia todos os sentidos.

A companhia americana de telecomunicações AT&T realizou uma ativação com realidade aumentada na Arena do Dallas Cowboys. A arena está passando por uma série de transformações tecnológicas que pretendem reinventar a experiência de assistir um jogo.

“Pose with the Pros” dava a oportunidade de torcedores tirarem fotos com seus jogadores preferidos, de uma forma realista, até abraçando a pessoa, e também gravar vídeos 3D que dão a impressão de que os jogadores estão dançando junto.

Ativação de marca Dallas Cowboys, Arena do Dallas Cowboys

A ativação é toda pensada para que o espectador sinta que é uma experiência real, após a foto os jogadores se despedem e saem, como se o ato tivesse realmente acontecido. Além do sentimento proporcionado, a ativação gerou inúmeros posts e comentários nas redes sociais.

Na arena também existem jogos de realidade aumentada que propõe controlar os jogadores, dentro do próprio campo, propondo realmente a mudança do sentimento de ir ao estádio.

Com toda essa mudança nesse cenário, podemos observar as tendências que irão fazer sucesso nos próximos anos.

 

Tendências para 2020

No artigo de Era das Experiências foi falado um pouco sobre como a mudança do relacionamento com o consumidor está incentivando a transformação no marketing das empresas, e essa, é justamente a primeira tendência, como visto nas ativações acima: a experiência de marca.

A experiência está se tornando não apenas um diferencial para as marcas, mas sim uma necessidade para a decisão de compra, e as marcas devem manter-se atentas a essa tendência para não perder seu espaço de mercado.

Além disso, a robotização e automação dos processos com uso de inteligência artificial, buscando melhorar a jornada do cliente, trazendo agilidade no atendimento aumentando o nível de satisfação satisfatória e ganhando pelo tempo de resposta, que será cada vez mais rápido. A tendência é que isso se desenvolva, tornando-se cada vez mais humanizado, e assim será mais aceita e aprovada no mercado.

Ao lado disso, outra tendência vista é o uso de dados inteligente para direcionar melhor o público, tornando as ações mais eficientes. A análise dos dados gerados pelas ativações, por exemplo, pode auxiliar na tomada de decisão sobre o desenvolvimento das próximas ações, garantindo que elas estarão cada vez mais alcançando melhores resultados.

A gamificação também é outra tendência observada, com o crescimento de tecnologias como realidade virtual e aumentada, essas ações ficaram muito mais interessantes e interativas, proporcionando um maior engajamento, aumentando a competitividade e a motivação em participar da experiência, tornando a ação quase sempre, extremamente efetiva nos objetivos de envolvimento.

No vídeo BTD1 você pode ver mais sobre as melhores ativações, e entender um pouco mais em como a sua empresa pode se adequar às novas tendências do mercado.

Previous
Previous

Brand Experience X Mercado

Next
Next

Criatividade Em tempos de crise