5 Cases de Brand Experience

Em mercados cada vez mais competitivos, os esforços para diferenciação de marcas através das ações de marketing de experiência ficam cada vez mais relevantes e impactantes. Por meio de experiências, é possível inserir a marca no inconsciente do consumidor.


Uma experiência de marca única, parte de uma boa estratégia de branding. Ela deve ir além do óbvio. Deve ir além, inclusive, de um amostra grátis em ponto de venda.

A seguir, você verá 5 cases de brand experience e como marcar inovaram para atrair seus consumidores com experiências únicas. Confira!

 

Méqui Mill

A inauguração da milésima loja do McDonalds, na Avenida Paulista envolveu uma estratégia dividida em 3 fases: 

Primeiro, trocou a grafia do letreiro de 2 lojas da marca para apelidos carinhosos dos consumidores, por exemplo: “Méqui”. Em segundo, as redes sociais também sofreram a mudança do nome. Por último,  foi inaugurado o “Méqui 1000” trazendo uma nova experiência para o consumidor dentro da loja.

A primeira ação de mudança das fachadas já instigou a curiosidade do público e os deixou atentos com o que vinha a seguir, e então, a marca afirmou que a mudança significava a celebração da intimidade de seus consumidores com a marca.

A segunda ação gerou uma série de interações nas redes, os consumidores começaram a comentar e compartilhar os diversos “apelidos carinhosos” pelos quais chamam a marca, gerando, assim, mídia espontânea. O melhores apelidos foram selecionados para intitular as novas ações e peças de comunicação do McDonalds.

A inauguração do “Méqui 1000” foi muito além das franquias tradicionais de fast food. A loja contava com produtos diferenciados, ambientes instagramáveis e espaços interativos com shows e brincadeiras, além de sua fachada, que gerava impacto só de passar por perto.

O McDonald’s conseguiu não apenas trazer uma nova experiência para o consumidor com a inauguração da loja, fazendo os clientes se sentirem especiais de estarem vivendo isso junto com a marca, mas também amplificar essa ação com as primeiras mudanças, gerando ainda mais interação com seu público.

 

Secret Garden Beefeater

Em 2019, refletindo sobre o aumento de consumo de Gin no Brasil, a Beefeater fez sua primeira grande ativação no Brasil, em São Paulo: “Beefeater Secret Garden”

O bar secreto foi pensado misturando a cultura dos bares de Londres, onde é fabricado, com a botânica utilizada nas misturas do gin, e para isso, foi escolhida uma floricultura para se construir o bar.

Dentro do bar, com a compra de um gin, você podia usar as plantas oferecidas no jardim, para fazer a sua própria mistura, conseguindo atender os diferentes gostos de seus clientes!

O beefeater também promoveu a interação do cliente com o ambiente, em uma experiência que envolvia todos os sentidos.

Com essa ativação, a Beefeater conseguiu não apenas imergir o cliente na sua marca, alavanca-la e criar desejo de consumo, mas também encantar o consumidor que participava da experiência, pois no bar secreto, o ambiente era de troca: o cliente era protagonista da sua compra!

Com a ressignificação do espaço urbano e a criação de um cenário instagramável, a experiência se expandiu para as redes sociais, impactando também aqueles que não estavam presentes.

 

YSL Gas Station

Em Palm Springs, nos Estados Unidos, a marca francesa YSL Beauté marcou presença no Coachella de forma um pouco diferente do comum. A marca de beleza dirigiu-se a Highway 111, estrada que levava ao festival, em Cathedral City, para lançar a “YSL Beauty Station”, uma experiência pop-up store imersiva inspirada em fantasias musicais e viagens na estrada.

A loja assumiu a forma de um antigo posto de gasolina de luxo e contou com um letreiro enorme da linha de batons “Rouge Volupté Shine”. Além disso, havia uma frota de carros conversíveis, um ônibus de turismo, bem como bombas de gasolina rosa, uma vending machine de maquiagem e um espelho virtual que possibilitava aos compradores testar mais de 50 tons de batom.

Ainda relacionada a ativação, o lançamento da campanha nas redes sociais contou com a embaixadora de maquiagem Kaia Gerber e o diretor global de beleza da YSL Beauté, Tom Pecheux, que nos levam a uma viagem de carro pelo deserto. A dupla foi responsável por representar o espírito da YSL nessa jornada.

Analisando essa campanha é possível notar, portanto, que a YSL tem apostado no marketing de experiência nos últimos tempos. Este movimento segue o lançamento da pop-up store “YSL Beauty Hotel” que a marca instalou durante dois dias em setembro do ano passado em Nova Iorque, no distrito do SoHo. 

Através desses conceitos, a marca francesa consegue levar seu espírito ousado, jovem e, ao mesmo tempo, vanguardista para se conectar com mulheres que criam, definem e desenvolvem a modernidade.

 

Heineken Experience

Heineken Experience, localizada em Amsterdam, é uma exposição interativa construída sobre a primeira fábrica da marca, e está entre os passeios turísticos mais procurados do local.

Pessoas de todo o mundo se reúnem para conhecer a história da cervejaria. Mas por que?

A antiga fábrica da Heineken mostra o que está por trás da cerveja, leva o consumidor a conhecer as profundezas de sua marca, sua história e fabricação, a interagir com o ambiente, jogar jogos, simulações, ver propagandas e anúncios…

Muito mais que uma exposição, é uma experiência para o cliente.

A Heineken consegue criar uma experiência que vai influenciar no desejo de compra do consumidor, para que, bebendo a cerveja, ele possa relembrar a sua visita.

Dentro desse ambiente, o consumo é apenas uma consequência, e não o foco.

Pode ter certeza, que quem já foi, possui uma verdadeira memória afetiva com a marca pelas lembranças dessa visita, e quem nunca foi, com certeza já ouviu falar e vai visitar quando tiver a oportunidade!

 

KitKat Chocolatory

A Nestlé inaugurou em São Paulo uma loja própria de Kitkat, seu chocolate mais vendido da no mundo. Pioneira na América Latina, a “Kitkat Chocolatory” é um projeto global, lançado há cinco anos e presente em grandes capitais, como Tóquio, Melbourne, Londres e Toronto.

O espaço fica no Shopping Morumbi e foi concebido para promover experiências. A partir de diversas áreas para o consumidor, é possível criar seu kit de chocolates, por exemplo. É possível, ainda, escolher recheios e coberturas, entre mais de mil combinações possíveis, para montar o chocolate absolutamente personalizado.

Além disso, a loja foi criada com diferentes interações digitais, que permeiam toda a jornada do consumidor. Há desde jogos em realidade virtual, filtros com realidade aumentada via Snapchat, vending machine com game, até espaços instagramáveis.

Fica evidente, portanto, que a abertura da loja conceito faz parte de um movimento claro da Nestlé de aproximação com o consumidor final por meio do marketing de experiência. Segundo Leandro Cervi, head de chocolates da Nestlé Brasil: “Queremos nos conectar com o consumidor que gosta da marca e aprender com ele”.

Para interagir com as experiências, o consumidor precisa inserir seus dados, dessa forma, a empresa coleta, constantemente, dados dos consumidores. Isso, sem contar a mídia espontânea gerada a partir das experiências presentes na loja e a fidelização dos clientes através de produtos personalizados.

Previous
Previous

O Futuro da Comunicação para Eventos

Next
Next

Tomorrowland e a música eletrônica