Marketing Esportivo

É muito provável que você que esteja lendo já tenho ouvido falar em Marketing Esportivo. Porém, será que você sabe do que se trata e como funciona em si esse tal de Marketing Esportivo? Baseando-nos nesse questionamento, hoje nós decidimos explorar um pouco melhor sobre esse conceito.

O que é?

De maneira extremamente simplificada, o Marketing esportivo pode ser compreendido como a aplicação das ferramentas e estratégias do Marketing no mundo dos esportes. Segundo um estudo da Sports Value, essa categoria movimenta por volta de 200 bilhões de reais por ano.

Ou seja, isso significa que Marketing Esportivo, em si, trata-se de uma segmentação do Marketing que possui como objetivo principal gerar oportunidades de negócios no mundo dos esportes, onde as principais ferramentas do que é entendido como Marketing serão aplicadas em tudo que envolve esse meio: competições, clubes, times, atletas, equipamentos, marcas de acessórios, etc.

Como Surgiu?

Apesar de ser difícil de declarar com exatidão, acredita-se que a prática do Marketing esportivo teria surgido no início da década de 1920, com a empresa estadunidense Hillerich & Bradsby, que decidiu lançar uma estratégia que acabou por resultar na empresa se tornando a líder na produção de tacos de beisebol.

Como já era de se imaginar, essa ação se tornou uma espécie de case na época, o que levou várias outras empresas e marcas a começarem a criar suas próprias campanhas, e os esportes, consequentemente, começaram a ser vistos como oportunidades de negócio. Surgia então o Marketing esportivo, com o intuito de fazer com que marcas, eventos e até mesmo atletas se envolvessem mais com o público e fãs.

Como Funciona?

Como vimos, para se aplicar o marketing esportivo é necessário, primeiramente, traçar estratégias. Dito isso, existem algumas ferramentas que são extremamente populares e figuram entre as mais utilizadas em todo mundo. Entre elas estão: Patrocínios, eventos, licenciamento de marcas e anúncios em estádios e arenas de competição.

Para pegarmos um exemplo extremamente icônico e que ilustra perfeitamente um case bem-sucedido de Marketing esportivo temos o Super-Bowl. Um dos maiores eventos dos Estados Unidos, trata-se do encerramento de temporada de futebol americano (NFL). Nele, diversas marcas anunciam durante o intervalo do jogo da final, indo desde empresas vinculadas ao esporte, até outras de setores completamente diferentes, como o de carros, tecnologia, entretenimento, entre outros.

Previous
Previous

A Marvel e a estratégia de representatividade nas telas

Next
Next

O Product Placement no caso Netflix