Era das Experiências

Como se adaptar à Era das Experiências?

A Era das Experiências é a nova realidade das relações de consumo. Agora, a conexão entre a empresa e seu público representa o sucesso de uma marca. Entender a Era das Experiências não é mais questão de opção, e sim de adaptação.


Atualmente, é notório que há maior demanda por marcas que carregam um diferencial significativo, representam a visão e os valores do cliente, e possuem o mesmo posicionamento que ele. Essas são características do Consumidor 4.0, que se relaciona com a marca para além do produto e do serviço, e sim, com o que ela representa, e é ele que impulsiona toda a transformação nas relações de consumo pela qual estamos passando.

Nesse contexto, surgem as experiências, como resposta a essas novas exigências, envolvendo o público, tornando-o protagonista das estratégias das empresas.

Agora que você já entendeu como ela surgiu, vamos falar sobre como a experiência gera impacto no consumidor e sobre cases de sucesso!

 

O impacto da experiência no consumidor

Conhecendo o Consumidor 4.0, já sabemos que o impacto inicial refere-se a decisão de compra ou não, segundo uma pesquisa da Kantar, 81% das pessoas já consideram a experiência como uma necessidade.

A experiência deve acompanhar todo o contato do cliente com a marca, ou seja, vai desde a comunicação no site em sua primeira visita, até os serviços pós venda, quando ele já adquiriu o produto; qualquer reação negativa pode trazer uma quebra da confiança com a marca.

Porém, não basta apenas agradar, para criar uma verdadeira conexão, deve-se surpreender o cliente, para que assim, ele associe essa experiência com o produto, e assim se criará o verdadeiro desejo de compra.

Para além disso, sabemos que o impacto não se restringe apenas aqueles que o vivenciam: a tendência de contar as histórias e falar a respeito da sua experiência também tem crescido, e isso vale tanto para as positivas, quanto para as negativas.

Sendo assim, quando um cliente participa de uma interação com a marca, além da sua fidelização, aumenta a divulgação e o marketing “boca a boca”, influenciando mais pessoas a conhecerem a sua marca.

 

As experiências que rodam o mundo

Podemos ver exemplos de cases de sucesso que causaram tanto impacto que a experiência da marca possui o mesmo valor que pontos turísticos!

Quando alguém visita Amsterdam, ela conhece os canais, o Red Light District, o Museu Van Gogh e a Heineken Experience!

A antiga fábrica da Heineken mostra o que está por trás da cerveja, leva o consumidor a conhecer as profundezas de sua marca, sua história e fabricação, a interagir com o ambiente, jogar jogos, simulações, ver propagandas e anúncios… O consumo aqui, é apenas uma consequência desse ambiente!

Heineken Experience em Amsterdam 

Pode ter certeza, que quem já foi, possui uma verdadeira memória afetiva com a marca pelas lembranças dessa visita, e quem nunca foi, com certeza já ouviu falar e vai visitar quando tiver a oportunidade!

Heineken Experience em Amsterdam 

Assim, a Heineken consegue criar uma experiência que vai influenciar no desejo de compra do consumidor, para que, bebendo a cerveja, ele possa relembrar a sua visita.

Percebemos então, que cliente consegue viver uma verdadeira imersão com as marcas que oferecem experiência, e isso irá criar o impacto sobre a fidelidade e divulgação, sendo um verdadeiro diferencial na relação com a marca!

Previous
Previous

Trade Marketing

Next
Next

BBB: Conteúdos gerados, patrocínios de marca e pautas sociais levantadas.