Inteligência de dados e Costumer Engagement?

O maior bem que uma empresa pode ter é um cliente engajado e fiel à marca. E para atender as necessidades deles, é essencial estudar e acompanhar seu comportamento.

Você já sabe, ou deveria saber, que engajamento e lealdade do consumidor são pontos indispensáveis para o sucesso de qualquer empresa. Muito mais do que apenas atrair novos consumidores, é essencial conquistar fãs, que se tornem verdadeiros defensores de marcas. E, para construir esse consumidor que não se preocupa apenas com os preços e ter um relacionamento de longa data com ele, existem diversas estratégias, desde Brand Experience até Gamificação. Mas antes de qualquer estratégia, temos que começar pelo início

VOCÊ TEM QUE ENTENDER QUEM É O SEU CONSUMIDOR!

E é aqui que entra a inteligência de mercado, que, nada mais é que coletar e analisar dados a fim de obter insights. É papel do marketing, gerar valor para o cliente, e fazendo essas observações é possível oferecer exatamente o que eles desejam, podendo ser algo que até mesmo eles não saibam ainda.

O foco na análise de dados traz diversos outros benefícios além do entendimento mais aprofundado do consumidor para empresas que investem neste setor, como tornar a empresa mais competitiva, melhorar precisão de projeções de cenários futuros e otimizar diversos processos como comunicação.

"ACREDITO EM DEUS, TODOS OS OUTROS DEVEM APRESENTAR DADOS E FATOS.” - W. EDWARDS DEMING

As informações são os commodities mais importantes dos tempos de hoje. Quem as tem, consegue tomar decisões embasadas, traçar planos e se planejar. E uma ótima forma de obter essas informações é estar antenado e ouvindo feedback de seus clientes. Ser um bom ouvinte e acompanhar as tendências é uma fonte valiosa de informações. A Magazine Luiza, é um ótimo exemplo disto. Com forte atuação nas redes sociais e, exemplo de atendimento ao cliente, a assistente virtual mais famosa desse Brasil, a Lu, está sempre por dentro dos trend topics em diversas redes e não deixa uma oportunidade de usar um meme que está em alta para realizar alguma promoção.

Twitter da Lu do Magazina Luiza (2019)

Nem toda ação tem como objetivo aumentar o lucro ou promover algum desconto e, um bom exemplo disso, é a Dove. Através da campanha “Retratos da Beleza Real”, a empresa respondeu ao chamado do público que buscavam representações mais reais dos modelos, ao invés de seguir os padrões socias.

Campanha da Dove: Retratos da Beleza Real (2013

Além de promover descontos e se aproximar dos clientes, a inteligência de mercado te ajuda a enxergar oportunidades para alavancar seus resultados. Um exemplo disso, é a estratégia da Disney em estruturar algumas de lojas logo após as atrações, com toda uma temática semelhante ao brinquedo. Qualquer cliente que tenha tido uma experiência inesquecível neste brinquedo, vai querer ter uma lembrança.

VENDA COM INTELIGÊNCIA

A inteligência pode e, deve, ser o diferencial da sua empresa. Para isso, é essencial:

  1. Fazer uma coleta dos dados: estamos cada vez mais inundados por dados inúteis e é necessário saber processar informações que de fato sejam importantes para o negócio

  2. Modelar os dados coletados: catalogar as informações da forma mais simples e visual possível para facilitar nos inputs possíveis a serem retirados

  3. Análise de cenários: esse é o momento de brilhar, pensar em todas hipóteses, correlações e tendências de histórico possíveis para que se possa gerar algum input relevante e embasar a tomada de decisões

 

Por último, algumas boas práticas para alavancar seus resultados com análises:

  • Automatize o máximo que der para gastar tempo nas análises

  • Invista em modelagens diferentes

  • Não esqueça da inteligência competitiva

  • Conheça bem o seu mercado

  • Foco no consumidor

Next
Next

O Futuro da Comunicação para Eventos