Marketing De Guerrilha
Uma estratégia focada em promover um serviço ou produto de forma zero convencional, sem gastar muito e criando uma experiência memorável para o público - Essa é a definição do Marketing de Guerrilha, caracterizado por campanhas criativas com elementos inusitados e com alto potencial de viralizar.
Apesar de ter ganhado proporções virais inimagináveis com a internet, a modalidade surgiu bem antes da web, lá para o final da década de 70. O termo foi inspirado pela Guerra do Vietnã, na qual os guerrilheiros passaram por cima das limitações do pouco orçamento usando táticas de guerrilha e assim conseguiram superar os adversários.
Podemos dizer que o maior objetivo do Marketing de Guerrilha é fazer mais, com menos!
Mas o que tem de tão diferente de uma campanha de Marketing de Guerrilha para uma estratégia tradicional?
A verdade é que, cada vez mais, existe a necessidade das marcas se adaptarem e se reinventarem para criar novas abordagens com seus públicos – esses que, por sua vez, estão mais exigentes e seletivos quanto ao que requer seu tempo ou atenção.
Sendo assim, anúncios e publicidades convencionais estão muito mais fadados ao esquecimento, enquanto o Marketing de Guerrilha, pensado justamente para criar surpresa e gerar reações diversas, dificilmente passará despercebido e manterá uma impressão duradoura na mente da audiência.
Como eu consigo aplicar esse formato na estratégia do meu produto ou serviço?
O Marketing de Guerrilha pode ser um grande aliado na hora de provocar um grande impacto no seu público. Porém, toda cautela é pouca, pois esse impacto pode gerar reações tanto positivas como negativas.
O primeiro passo para o sucesso é entender quem você quer atingir e quais são os valores e interesses desse público. A partir disso, é possível mapear os recursos e parcerias chave para colocar em prática a estratégia. Um bom planejamento é o básico, mas não esqueça que a execução é peça primordial para o êxito da campanha.
Por fim, seja disruptivo! Não existe fórmula de sucesso aqui, na verdade, o segredo é fugir da fórmula!